terça-feira, 31 de maio de 2016

UM SIMPLES ASPECTO MENTAL PODE ESTAR ATRAPALHANDO SEUS RESULTADOS

Você está com dificuldades em relação aos seus objetivos na reeducação alimentar ou nos treinos? Leia o texto a seguir...

Texto Personal: Robson Freitas Silva

Não importa se você tem acesso ao melhor treino, programa alimentar, suplementos, especialistas, alimentos, academia, etc… se o psicológico não estiver no lugar certo, você vai ter muita dificuldade em mudar. E o principal aspecto mental que pode causar isto são as racionalizações.

Racionalização (na psicologia) é basicamente o processo de criar explicações aparentemente racionais para os nossos comportamentos fazendo parecer que o que fazemos é o certo, quando geralmente não é. Basicamente, RACIONALIZAÇÃO É CRIAR DESCULPAS TÃO BOAS QUE NÓS MESMOS ACREDITAMOS.


Já uma pessoa que racionaliza, apesar de saber o que realmente precisa fazer, tenta justificar que isso está errado com uma explicação aparentemente lógica para conseguir fugir da tarefa em mãos. Um exemplo: você sabe que precisa treinar, ser assídua(o) aos treinos, cuidar da alimentação em todas suas refeições, independente se é sábado , domingo , ou qualquer outra data especial..., em fim, mas hoje você está com preguiça de ir pra academia, está com preguiça de fazer uma refeição saudável e todas estas situações que as pessoas inventam e acabam deixando de lado e caindo na rotina de um comum; então pensa que é melhor tirar o dia para descansar mais e compensar amanhã, que dará no mesmo treinando amanhã ou depois... Isto é uma baita racionalização pra poder matar o treino, comer qualquer porcaria e achar que ainda está certo (quando claramente está errado).

Outros exemplos comuns:
=> Matar o treino de pernas porque não gosta de treinar esse grupo muscular, mas justificar que jogar futebol e pedalar já é o suficiente pra trabalhar membros inferiores;

=> Largar a reeducação alimentar no fim de semana e se convencer que é porque “você merece, já que fez tudo certo durante a semana”;

Poderia fazer um artigo inteiro só com desculpas, mas você já deve ter entendido como a racionalização funciona – criamos desculpas aparentemente lógicas para escapar de algo que não queremos fazer por outras razões (geralmente por falta de disciplina) e no fim ainda se perguntam: pq será que não estou obtendo resultado? Para conquistar seu objetivo é necessário ser determinado. PONTO

COMO ESCAPAR DA ARMADILHA DA RACIONALIZAÇÃO?
Felizmente, racionalização é algo que podemos controlar. Existem ações simples para nos policiar quando estivermos racionalizando e também para impedir que isso aconteça em primeiro lugar. O primeiro passo já foi dado, que é aprender o que é a racionalização e que essas desculpas não estão enganando ninguém a não ser você mesmo. O segundo passo é policiar o próprio pensamento e perceber que você está fazendo análises subjetivas para tomar decisões. Você precisa fazer análises objetivas/concretas do que é o certo a ser feito. No fundo todo mundo sabe o que é o certo, mas prefere fazer o que “acha” que é o certo.
Em suma, você analisa realisticamente o que precisa fazer e então faz, sem desculpas? Ou você adia as coisas ou tenta se esquivar do que realmente é preciso ser feito e então cria explicações “lógicas” pra justificar esse comportamento?

PENSE NISSO ANTES DE TORNAR A AGIR, E VOCÊ ESCAPARÁ DE TODAS AS RACIONALIZAÇÕES tendo mais resultados no treino e em qualquer área da vida!! .

Boa Reeducação Alimentar e Bons Treinos!!

 NUTRICIONISTA: FERNANDA M. LERMEN
ALIMENTAÇÃO CORRETA É CONDIÇÃO PARA BOA SAÚDE 
Rua Júlio de Castilhos, 966 – Sala 05 –  Centro - Lajeado,RS
e-mail: nutricionista@fernandalermen.com.br
Fone/Fax: (51) 3714-2268

Nenhum comentário:

Postar um comentário