quinta-feira, 25 de junho de 2015

CHIMARRÃO VALE COMO ÁGUA?




O chimarrão é diurético, ou seja, auxilia o corpo na eliminação de líquidos. Dessa forma, ele não hidrata o corpo, ao contrário do que muitos pensam. Portanto, NÃO PODE ser substituído pela água pura em temperatura ambiente. Também é necessário esperar pelo menos uns 30 minutos após as refeições, antes de consumir a bebida, caso contrário, a cafeína pode prejudicar a absorção de vitaminas e minerais.


Benefícios do consumo
1 – Elimina a fadiga – O chimarrão possui alcaloides, sendo o principal a cafeína. Eliminando assim, o cansaço, tanto físico como mental. Antidepressivo
2 - Digestivo – A erva-mate possui propriedades digestivas, laxativas, combatendo a constipação intestinal.
3 - Diurético – Como o chimarrão é tomado quente (60 a 70ºC), fortalece ainda mais a capacidade diurética. Beneficia quem tem retenção de líquidos.
4 - Contém sais minerais – A erva-mate possui minerais: ferro, fósforo, potássio e manganês, completando a dieta.
5 - Possui antioxidantes: A erva-mate possui compostos fenólicos, que combatem o envelhecimento celular. Equilibra as funções cardíacas
6 – Auxilia na regeneração celular – Os bioativos do chimarrão, ajudam na manutenção de nossas células.
7 – Estimula atividade física – Além de aquecer e eliminar a fadiga, irá proporcionar mais energia na hora de enfrentar uma atividade física.

FIQUE DE OLHO => Devido à água do chimarrão ser servida muito quente, O Rio Grande do Sul é o campeão brasileiro em um quesito nada legal: incidência de câncer de esôfago. De olho nisso, pesquisadores da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, a UFRGS, fizeram uma investigação e concluíram que a bebida pode estar relacionada à doença. 
A temperatura é realmente prejudicial e, por isso, a água não deve ser aquecida a mais de 70 °C. Com esse cuidado, não há o que temer.


NUTRICIONISTA: FERNANDA M. LERMEN
ALIMENTAÇÃO CORRETA É CONDIÇÃO PARA BOA SAÚDE 
Rua Júlio de Castilhos, 966 – Sala 05 –  Centro - Lajeado,RS
Fone/Fax: (51) 3714-2268

Fotos: Arquivo Pessoal

Nenhum comentário:

Postar um comentário